quinta-feira, 8 de agosto de 2013

Olá colegas de Letras!

ESBRANA, 2013.
Reproduzindo diversos gêneros textuais em pleno século XXI

Em pleno século XXI e com a enorme concorrência da Internet e dos meios tecnológicos na comunicação, fica cada dia mais difícil produzir e reproduzir diversos gêneros textuais em sala de aula. Contudo nossa luta continua, neste sentido, tenho colocado em prática uma atividade que desenvolvo há anos com meus alunos, vou tentar repassar em poucas linhas o processo desta atividade "Reproduzindo diversos gêneros textuais em pleno século XXI, a qual tem solucionado este problema de escrita/oralidade em sala de aula, no ensino fundamental e no ensino médio, em minhas aulas de produção de texto.
Primeiro Passo
Solicitar aos alunos que durante sete dias eles deverão ler, ouvir, assistir qualquer meio de comunicação.
Segundo Passo
Durante estes sete dias deverão selecionar um dos assuntos que mais gostaram para posterior discussão em sala de aula.
Terceiro Passo
De posse da escolha, reescrevem o assunto selecionado em no mínimo dez linhas (título e fonte originais) com suas próprias palavras.
Quarto Passo
Os alunos apresentam para turma e se houver necessidade, abre-se o assunto ao debate.
Quinto Passo
Durante as apresentações, os demais fazem o Registro do dia (topicalizam as informações dos colegas).
Sexto Passo
Ao final de todas as apresentações do dia, votam no melhor assunto da turma e levam para uma produção/pesquisa como tarefa.

Esta atividade tem colaborado para melhorar a oralidade, a disciplina com as tarefas, bem como a reprodução de diversos gêneros textuais dos alunos. Imaginem um aluno que não lia, agora a leitura é semanal e com reproduções, somem durante o mês, durante o bimestre, durante o semestre, durante o ano e vejam quanta produção o aluno possui.
Espero que seja um sucesso a todos que a colocarem em prática, pois comigo tem funcionado.
Maiores informações por e-mail de como ocorre dentro de sala de aula o registro e a oralidade dos alunos.
Um grande abraço,
Profª Drª Marcia Esbrana


Nenhum comentário:

Postar um comentário