quinta-feira, 6 de junho de 2013

Ideias de portfólios com gêneros

Olá amigos,
Este blog pode auxiliar na troca de experiências, esta é uma das principais pretensões, pois sabemos que experiências não podem ser trocadas, cada um vive a sua individualmente, mas podemos tentar relatar o que fizemos, assim [...]

Compartilho, ou tento compartilhar uma das atividades que realizo com meus alunos, atualmente, em uma escola Municipal de Campo Grande-MS que vem apresentando resultados positivos. Segue a ideia.
Portfólio de paradidáticos
1. Os alunos escolhem um dos livros, de minha caixa de livros e iniciam a leitura em sala de aula.
2. Durante as aulas de língua portuguesa ou de produção de texto reservo um tempo para a continuidade da leitura.
3. Na terceira aula (de leitura), iniciamos a produção de alguns gêneros textuais, por exemplo: acróstico, convite, poesia etc, mas o conteúdo é do livro escolhido pelo aluno (tento tirar as dúvidas que aparecem durante as aulas).
4. A cada aula de leitura acrescentamos alguns gêneros, ao totalizar dez gêneros, os alunos entregam o portfólio e imaginem as maravilhas que temos em mãos, leitura, produção, criatividade etc em que permitem ao aluno produzir, reproduzir constantemente as leituras que fazem. Ao final, quando recebem a devolutiva do trabalho do bimestre, os alunos refazem os portfólios no computador, utilizam programas específicos e montam slides de seus portfólios, os quais são apresentados à turma. É um trabalho gratificante.
Abraços e sucesso a todos. Não se esqueçam de criar critérios para avaliar os portfólios e de registar tudo.
Marcia Esbrana

Nenhum comentário:

Postar um comentário